AULAS DE GINÁSTICA COLETIVA – EMAGRECER E SE DIVERTIR

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A prática de atividade física é importante no processo de emagrecimento. Você já ouviu essa afirmação antes? Se você está tentando emagrecer, é muito possível que tenha escutado algo relativo a isso. O que muitas pessoas não sabem é que existem atividades físicas, como as ginásticas coletivas que não só ajudam a emagrecer, como também se tornam momentos de diversão.

Se você não gosta de fazer aquelas atividades monótonas e repetitivas, as aulas de ginástica coletiva são a melhor opção para você! Além de serem extremamente eficazes elas possuem uma metodologia que permite que o aluno se divirta enquanto emagrece. Os movimentos coreografados e o ritmo das músicas são os aspectos que mais atraem os alunos, sejam eles homens ou mulheres.

As aulas de ginástica coletiva ganharam diversas versões ao longo do tempo e foram se diversificando, tornando-se imprescindíveis tanto para as academias quanto para aquelas pessoas que desejam melhorar o seu condicionamento físico e atingir os seus objetivos, como emagrecimento se divertindo.

Nesse sentido, nós elaboramos esse artigo com intuito de você aprender mais sobre a ginástica coletiva, assim como quais são as que mais podem contribuir para o seu processo de emagrecimento:

O que é ginástica coletiva?           

Como citamos anteriormente, a ginástica coletiva pode ser realizada por meio de movimentos coreografados tendo músicas envolventes como forma de motivar os praticantes desse tipo de atividade. Além disso, as aulas são realizadas com a supervisão de profissionais capacitados que instruem quais os movimentos que devem ser reproduzidos pelos diversos componentes da aula de ginástica.

Tais características fazem com que as aulas sejam sempre divertidas e envolventes, atraindo homens e mulheres de todas as idades. De modo geral, as atividades são de cunho aeróbico, ou seja, elas estimulam o aumento do consumo de oxigênio para obtenção de energia. Sendo ideais para quem deseja emagrecer por meio de uma atividade dinâmica. Com isso em mente, o que acha de conhecer quais as principais atividades de ginástica coletiva?

Zumba

A zumba é considerada uma dança que tem uma grande diversidade de movimentos aeróbicos, uma vez que durante as aulas são realizados diversos exercícios repetitivos e coordenados. Tais movimentos são instigados tanto pelos professores quanto pelos ritmos de merengue, salsa e mambo utilizados durante as aulas. Esse tipo de ginástica coletiva trabalha com todos os grupos musculares do corpo, e tem duração de 45 minutos e produzem um alto gasto calórico, assim como a diversão dos alunos.

Step

Nessa aula os instrutores fazem uso de um equipamento especifico, que seria uma pequena plataforma para que os movimentos sejam realizados. Tendo o estimulo de algumas músicas, os alunos são instruídos a subitem e descerem da plataforma continuamente, assim como reproduzirem movimentos coreografados e padronizados, dentre eles os agachamentos. Assim como na atividade anterior, esse tipo de aula de ginástica promove um grande gasto calórico, no entanto, tem como foco o trabalho dos membros inferiores.

Jump

Assim como a maioria das aulas de ginástica coletiva, a de Jump é realizada ao som de diversos tipos de músicas que motivam os alunos durante toda a aula. Tais ritmos servem de embasamento para a reprodução dos movimentos coreografados e repetitivos. No entanto, para que essa aula possa ser realizada, os instrutores fazem uso de uma pequena cama elástica, na qual cada aluno poderá pular e queimar calorias enquanto se divertem.

Spinning

A aula de spinning consiste em fazer com que os alunos pedalem em bicicletas ergométricas seguindo as instruções dos professores que indicam em que momentos eles devem ficar em pé no aparelho, assim como diminuir ou aumentar a intensidade dos movimentos que são realizados. Na medida em que a aula vai se desenvolvendo, as músicas são alteradas para motivar os alunos. Esse tipo de aula de ginástica pode contribuir no processo de emagrecimento ao estimular a queima de gordura.

Treino funcional

Os treinos funcionais são caracterizados por fazerem com que os alunos realizem atividades que trabalhem os diversos grupos musculares, utilizando apenas o peso do corpo do aluno e/ou aparelhos como elásticos, cones, bolas, dentre outros. Esse tipo de atividade não só promove o emagrecimento, como também a definição dos músculos. As aulas costumam ser dinâmicas, divertidas e motivadoras tanto devido a grande diversidade dos exercícios quanto pelas músicas.

Para que você possa escolher diante de tamanha diversidade de aulas de ginástica coletiva, é preciso ter em mente qual delas se adequa ao seu perfil e ainda contribua para que você possa atingir os seus objetivos de maneira prazerosa. Dessa forma, você se sentirá mais motivado/a para continuar frequentando as aulas.

É importante ressaltar que esse tipo de atividade também pode ser realizado como um complemento do seu treino de musculação. Ao fazer isso você poderá obter resultados de forma rápida e eficaz. Ademais, você ainda pode conversar com os demais alunos e/ou instrutor para saber qual exercício se adequa melhor aos seus objetivos.

Independente da aula de ginástica coletiva que você escolha, não esqueça que a prática de uma atividade física pode e deve ser um momento divertido e prazeroso para você. Assim você poderá evoluir de uma maneira mais gratificante, beneficiando tanto a sua saúde física quanto mental.

Os benefícios da ginástica coletiva

Como podemos observar ao longo do artigo, um dos grandes benefícios desse tipo de atividade é o estimulo ao processo de emagrecimento, assim como fazer com que os alunos sempre estejam motivados a continuarem praticando os exercícios.

Ademais, por praticarem a atividade em grupo, os alunos se sentem estimulados a frequentar as aulas de maneira regular tanto para fortalecer os vínculos que são criados com a convivência quanto para não perderem os novos exercícios. Sem contar que esse tipo de atividade irá lhes oferecer momentos realmente divertidos.

Ao serem praticadas de maneira regular e associadas a uma alimentação saudável, as aulas de ginástica podem estimular a circulação sanguínea, melhorar o sistema respiratório e cardiovascular, além de aumentar o condicionamento físico de uma maneira divertida. A sensação de bem-estar é sentida desde a primeira aula.

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